dicas de alimentação saudável

Dicas de alimentação saudável

Dicas de alimentação saudável

Dicas de Alimentação Saudável

Veja Aqui algumas Dicas de Alimentação Saudável – Diversos fatores têm feito que nos alimentemos cada vez com menos qualidade, principalmente, nos grandes centros, onde a inserção de junk foods mudou completamente nossos hábitos

Dicas de Alimentação Saudável

Como nossos dias são cada vez mais corridos – o que acaba nos afastando da preocupação em ter uma alimentação bem saudável.

O resultado disto é que a população começa a sofrer mais por problemas associados ao sobrepeso, obesidade e doenças associadas a este tipo de alimentação.

Há anos que o problema relativo ao excesso de peso deixou de estar restrito a um grupo e passou a ser entendido como grave problema de saúde pública. E isto ocorre nao só no Brasil mas em todo mundo.

Aliás, a própria ONU e seus órgãos veem alertando para o problema e criou uma agência para tratar exclusivamente do assunto.
Pesquisa realizada pelo IBGE aponta que 50% dos homens adultos estão acima do peso.

Números similares entre as mulheres. E, o mais preocupante, fica por conta das crianças e dos adolescentes em que 1/3 não têm o peso considerado ideal.

O motivo desta maior preocupação é porque, simplesmente, crianças com sobrepeso ou obesas têm 90% de chances de se tornarem adultos também obesos o que quer dizer que os problemas relacionados, aumentarão exponencialmente no futuro.

Aliás, hoje em dia, da mesma forma que vemos adultos com doenças antes associadas a pessoas com mais idade, vemos também jovens sofrendo com distúrbios e doenças associados anteriormente aos mais velhos.

Como deve ser uma alimentação saudável diária?

Recentemente, a partir de uma parceira entre o Ministério da Saúde e o Departamento de Nutrição da USP, foi publicado um estudo, que, por fim gerou um guia reelaborando a pirâmide alimentar brasileira e definindo que a quantidade ideal de consumo de calorias não deve ultrapassar 2000 Kcal.

O documento, ou guiam destaca dez orientações para que a população se guie para garantir uma alimentação saudável diária.

 alimentação saudável
Estas orientações consideram alimentos regionais para facilitar a compra e eventual consumo, assim como a preconização do uso de vários nutrientes, de todos os alimentos da pirâmide alimentar.

Propondo as porções ideais para cada refeição, pretendendo assim fazer com que muitas pessoas que estejam acima do peso possam eliminar seus excessos apenas adotando uma alimentação saudável.

10 Dicas de alimentação saudáveis

1) A primeira indicação é que a combinação típica do brasileiro, o feijão com arroz seja consumido, pelo menos, cinco vezes por semana, já que ela traz o equilíbrio perfeito de proteínas;
2) Óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina devem ser consumidos em uma porção diária, eliminando assim o excesso de gorduras advindos das frituras;
3) O guia da alimentação saudável sugere que sejam preferidos os sucos naturais em substituição a bebidas industrializadas, cheias de conservantes como refrigerantes e sucos em caixa, e ainda combate o consumo excessivo de bolos, biscoitos doces e recheados;
4) Quanto as refeições, o indicado é que sejam realizadas entre 5 e seis, respeitando os horários e evitando pular uma ou outra refeição. Assim, seriam três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três lanches intercalados sendo consumidos apenas alimentos saudáveis;
5) O leite e seus derivados devem ser consumidos em três porções. Ovos, carnes sem gordura, peixes, aves sem pele, apenas uma porção diária;
6) Estas dicas de  alimentação saudável preconiza ainda a redução no consumo de sal no preparo dos alimentos;
Dicas de alimentação saudáveis7) Recomenda-se, ainda, o consumo de muita água, cerca de dois litros por dia, ou de seis a oito copos;
8) Cereais, como arroz, trigo, milho, pães e massas, devem ser consumidos em seis porções diárias, dando preferência, quando possível aos orgânicos e integrais;
9) Nos grupos das hortaliças e frutas, são recomendados três porções a serem utilizados em lanches, refeições principais ou sobremesas;
10) E para complementar a alimentação saudável sugere-se a prática diária de, pelo menos, 30 minutos diários, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo.

Dicas de Alimentação saudável como solução

Para muitas pessoas já em condições mais graves de sobrepeso e obesidade, deve-se procurar a assistência de médicos, nutricionistas e treinadores especializados para prepararem uma dieta balanceada e treinos específicos.

Mas este programa apresentado, trará resultados importantes para uma grande gama da sociedade.De qualquer modo, toda ação que se tome para criar bons hábitos, iniciando com umas dicas de  alimentação saudável é positiva.

É importante que cada vez mais pessoas adiram a programas como este e que se importem mais com sua saúde hoje para não sofrer no futuro.

O conhecimento da pirâmide alimentar brasileira e as orientações para o consumo correto dos alimentos será essencial poder montar sua dieta diária. Seguindo as porções recomendadas de cada grupo alimentar, combinando-as adequadamente você estará se alimentando com qualidade e se nutrindo de forma saudável.

 

Renato Menezes

Gostou , Compartilhe !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *