Dieta Equilibrada

Dieta Equilibrada

Quando falamos dieta equilibrada, logo nos vem a mente uma alimentação controlada, cheia de restrições e, geralmente, sem aquele sabor que estamos acostumados. Mas, não é nada disso. Dieta, nada mais é do que você se alimentar de forma saudável para seu corpo e sua mente.

Dieta equilibrada

E quando falamos de dieta, nos referimos, àquela dieta saudável com os componentes certos, nas proporções adequadas a se atingir determinados objetivos.

Uma dieta saudável é aquela que possui alimentos de todos os grupos alimentares, dando sempre preferência ao que for o mais natural possível, com alimentos integrais ou orgânicos. Já na dieta equilibrada, procuramos balancear estes alimentos de acordo com nossas necessidades.

Grupos alimentares em uma dieta equilibrada

Saber quais são os grupos alimentares e os benefícios que cada um traz é de suma importância no momento de definir uma dieta equilibrada. Em 2013, o Ministério da Saúde, em parceria com o Departamento de Nutrição da USP, recriou a pirâmide alimentar brasileira.

Assim como definiu novos parâmetros de uma alimentação saudável, como reduzir de 2.500Kcal/dia para 2.000Kcal/dia. Outro fator importante nesta redefinição foi a inclusão de diversos alimentos, levando em conta o fator regionalidade.

Ou seja, se antes alguns itens eram simplesmente ignorados, agora, frutas e hortaliças típicas de determinadas regiões foram incluídos – o que facilita, e muito a vida de muitos brasileiros.

A pirâmide é composta por quatro níveis e 8 grupos e cada um com sua importância e com porções definidas para preparar a sua Dieta equilibrada:

  • Grupo dos grãos e cereais:
  • forma a base alimentar de nossa pirâmide, composta por arroz, pães e massas (de preferência os integrais), milho, farinhas, aveia, quinoa e outros cereais também fazem parte deste grupo;
  • Grupo das hortaliças:
  • logo acima e com posição de destaque aparecem as verduras e legumes que devem ser consumidos em até 3 generosas porções diárias. Alimentos brócolis, beterraba, berinjela, repolho e folhas verde-escuras como espinafre, agrião, couve são o destaque;
  •  como fazer Dieta Equilibrada
  • Grupo das frutas:
  • ocupam a mesma posição das hortaliças e sua importância vem sendo valorizada cada vez mais, já que podem ser consumidos das mais variadas maneiras, como lanches, sobremesas, sucos ou in natura;
  • Grupo de leites e derivados:
  • o penúltimo patamar da pirâmide traz o leite e seus derivados, também devendo ser consumido em 3 porções diárias. O ideal deste grupo é preferir os leites integrais, iogurtes naturais e queijos com o mínimo de substâncias aliadas como corantes e estabilizantes;
  • Grupo das carnes e ovos:
  • segundo grupo do penúltimo patamar, fonte inesgotável de proteína de origem animal. Os cuidados neste grupo se dão em relação ao consumo de carnes gordurosas que devem ser evitadas e a maior utilização de peixes devidos às suas inúmeras propriedades;
  • Grupo do feijão e oleaginosas:
  • finalizando este patamar, itens como o feijão não podem faltar na composição de uma dieta saudável, aliás, recomenda-se o consumo por, pelo menos, cinco vezes na semana.
  • Oleaginosas como as castanhas são extremamente saudáveis e não podem deixar de ser consumidos também;
  • Grupo de óleos e gorduras:
  • primeiro grupo do topo da pirâmide alimentar deve ser consumido apenas uma porção diária, o destaque deste grupo é o azeite, dados os benefícios ao organismo;
  • Grupo de doces e açúcares:
  • fechando a pirâmide, também com uma porção diária, os alimentos deste grupo, via de regra, não devem ser cortados e sim, devemos estar atentos a seu consumo.

Dieta equilibrada para um corpo desequilibrado

Recomenda-se que sejam realizadas de 5 a 6 refeições diárias, sendo 3 principais (desjejum, almoço e jantar) e outras duas ou três intermediárias – lanches.

Além disso, é preciso variar ao máximo os alimentos, não apenas por conta da variedade, mas também para que o organismo possa sempre receber nutrientes que sejam específicos de um grupo de alimentos, por exemplo.

como fazer uma Dieta Equilibrada

Estas são regras gerais, no entanto, para uma dieta equilibrada que atinja os anseios ou necessidade de um determinado indivíduo, é preciso trabalhar o uso destes alimentos.

De fato, existem casos extremos (mas, geralmente, passageiros) em que é necessária a redução brusca de alguns itens (açúcares, por exemplo). Por outro lado, hortaliças e frutas estão sempre entre os alimentos mais indicados a serem consumidos.

Pensando no longo prazo, simplesmente, adotando este tipo de alimentação, seu organismo já começará a funcionar com mais eficiência, especialmente, se aliar atividades físicas em sua rotina.

Uma dieta equilibrada deve partir de determinados princípios e este é o principal deles. Outro princípio básico é trabalhar com consciência, sabendo que dietas restritivas demais, podem até apresentar resultados rapidamente,

No entanto, com o passar do tempo, se você não montar um plano de longo prazo, certamente, seu organismo sentirá, o que significa o surgimento de outros problemas relacionados à falta deste ou daquele componente em seu organismo.

 

Renato Menezes

Gostou , Compartilhe !

6 Comentários


  1. Boa noite Renato .
    Esta é uma dieta altamente equilibrada ao meu ponto de vista.
    Emagrecer seguindo estes alimentos é ter saúde e um ótimo condicionamento físico para não se sentir fraca ao praticar atividades.
    Por que têm certas dietas qual a gente faz fica um pouco anêmica e sem forças, mas esta dieta pelo que estou a ler é simplesmente bem equilibrada.
    Agradeço por compartilhar.
    Tenha uma ótima noite
    Abraços sempre.
    ClaraSol





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *